Notícias

AGROFLOR realiza campanha de conscientização Novembro Azul para equipe de campo

Visando a saúde e bem-estar dos colaboradores, a Gerência de Saúde e Segurança Ocupacional promove, constantemente, campanhas junto às equipes de campo e escritório, utilizando linguagem e materiais que permitam a melhor assimilação dos conteúdos.

Nesse sentido, promoveu-se ao logo deste mês a campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem, especialmente no que tange à prevenção do câncer de próstata. Houve diálogos nos escritórios e junto às equipes de campo. Na foto abaixo, registra-se a divulgação do tema no dia 22, junto a auxiliares de campo, motoristas, operadores de máquinas e supervisores atuantes em uma frente de serviço em Mariana-MG.

FIQUE SABENDO: A iniciativa que partiu de um grupo de amigos reunidos em um pub, na Austrália – empreender uma campanha contra o câncer de próstata -, se espalhou pelo mundo e vem ajudando, em muito, a população masculina. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november (do inglês, novembro). A campanha chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000.

O câncer de próstata é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) José Alencar Gomes da Silva. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Em 2016, segundo o Inca foram registrados 61.200 novos casos no Brasil. Em 2013, o número de mortos pela doença contabilizou 13.772.

A detecção precoce e o início imediato do tratamento aumentam em 90% as chances de cura, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em 40% dos casos, os tumores são detectados em homens com idade acima de 50 anos. Por isso, a SBU orienta que a prevenção seja iniciada nesta fase. Já homens que têm históricos da doença na família devem começar a avaliação aos 45 anos. O toque retal vai detectar alterações na próstata como endurecimento e possíveis nódulos.

Menu Agroflor